Quem sou eu

Minha foto
Maceió, Alagoas, Brazil

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Histórico: Mestre Ulisses Cangaia & Centro de Capoeira Lua de São Jorge


Fundado em 01/09/1997 na Cidade de Olinda em Pernambuco com uma missão de vida: levar a cultura popular aos bairros carentes de Olinda, resgatando crianças e jovens de situações de risco. A história do grupo se confunde com a do seu criador, parecendo muitas vezes uma só.
Olício João da Silva, mais conhecido como Mestre Ulisses Cangaia, nasceu no dia 04/09/1973 em Olinda-PE e iniciou sua vida na capoeira nos anos 80 com seu irmãos Mestre Juarez, Caidé e Lua, que foi aluno do Mestre Branco Luanda.
Depois de viver muitos anos na capoeira de rua, em 1994 passar a participar do grupo Quilombo do Recife, e em 1997 sai e decide formar o grupo de Capoeira Lua de são Jorge,e com ele um projeto que se tornaria a sua missão de vida: difundir a capoeira dando oportunidade a crianças, jovens e adultos carentes dos bairros para que esses tenham acesso à cultura popular. “Valorizar e difundir a arte da capoeira é minha missão de Vida”, palavras do mestre que tanto faz por esta arte genuinamente brasileira.
Não se limitando apenas ao Brasil, Mestre Ulisses viajou o mundo com seu berimbau realizando trabalhos importantes na Suíça, França, Estados Unidos e Cuba.
Em 2002 grava seu 1º CD de capoeira, VIM DE OLINDA, com a maioria das músicas sendo de sua própria autoria. Em 2004, lançou seu 2º CD, CAPOEIRA ANUNCIA, também sendo autor de várias letras, em 2007 lança o seu 3° CD, RECIFE TREMEU, com músicas que contam histórias de Pernambuco e exaltam esta terra que é tão rica, em 2009 lança seu 4° CD, SOU DE PERNAMBUCO, em 2011 o CD BERIMBAU CHOROU E O CD INFANTIL DAS CRIANÇA DO PROJETO KPOERÊ, em 2012 lança o CD SOU CAPOEIRA, E EM 2013 COMPLETANDO 30 ANOS DE CAPOEIRA LANÇA O CD DUPLO E O 2º DO PROJETO KPOERÊ COM AS CRIANÇAS.
Não apenas preocupado em passar golpes de capoeira aos seus alunos, Mestre Ulisses uma vez por semana coordena trabalhos voltados para a história da capoeira com ensinamentos teóricos, estudando assim, a historia do Brasil e da cultural popular. Para Mestre Ulisses, a teoria e a prática deveriam andar de mãos dadas, tendo como um dos seus principais objetivos construir um acervo bibliográfico que esteja disponível ao publico para pesquisas não só sobre a capoeira, mas também de qualquer manifestação cultural. “Tenho vários projetos em mente, este é um deles, mas preciso de incentivo, não apenas financeiro, preciso de parcerias que me ajudem a por em prática”.
Junto com Mestre Ulisses, desenvolvendo este trabalho está o Mestre Juarez que iniciou na capoeira em Olinda-PE nos anos 70 com o mestre Branco Luanda, no espaço da casa da criança em Olinda. No ano de 1982 já formado instrutor, passou a dar aulas nas vilas rurais dos bairros de Ouro Preto e Tabajara, em Olinda, e no Município de Igarassú, região norte de Pernambuco, onde foi pioneiro, fazendo muitas rodas nas festas de São Cosme e Damião, no mês de setembro. Atualmente, tem um trabalho voluntário na vila rural Chã da Mangabeira, situada no bairro da Cidade Tabajara, com crianças e adolescente carentes, preocupando-se em levar a capoeira para os lugares mais difíceis, onde o pessoal tem mais carência, e assim tendo a maior satisfação de deixar de rodar com o táxi arrendado aos sábados pela manhã para levar a arte da capoeira aquele povo da vila rural, que tem que tem difícil acesso as coisas da cidade grande.
Vindo de uma família pobre com 13 irmãos, Mestre Juarez ensinou capoeira a alguns, desses, estão formados, MESTRE ULISSES CANGAIA e o Contra-mestre Lua que na percussão é conhecido como Mestre Lua de Olinda.
O Grupo de Capoeira Lua de São Jorge conta também com diversos projetos que visam atender alguns grupos específicos, como o Projeto Kpoerê, criado e desenvolvido desde o ano 1999.
Este projeto trabalha com crianças no horário que não estejam na escola, diminuindo assim sua ociosidade, dando a elas uma atividade de esporte e lazer, trabalhando também a sua criatividade, auto-estima e condicionamento físico, estimulando-a sempre a estudar e a viver de acordo com os princípios morais, procurando desenvolver um verdadeiro cidadão, ciente de seus direitos e deveres, onde só tem a somar com a educação familiar e escolar.
Não fazendo distinção alguma, Mestre Ulisses também desenvolve um trabalho com alunos especiais, fazendo com que se insiram na sociedade, não sendo tratados como diferentes, estimulando o aprendizado e o convívio social. Temos, também, o Bloco do Berimbau, primeiro bloco de capoeira do mundo, que, há 8 anos, desfila pelas ladeiras de Olinda na época do carnaval, levando às ruas capoeiras, fazendo uma verdadeira orquestra de berimbaus e entoando cantigas de capoeira.
O grupo vem tendo resultados positivos, com 8 cds gravados e o 9° em andamento, tem um espetáculo que participou de vários  festivais como o Pernambuco em Concerto (2002), Zamzimbawê (2005). Participou da ÓPERA O CIENTISTA, espetáculo do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, apresentado em Recife no Teatro Santa Isabel, em abril de 2007, Festivel de inverno de Garanhuns em 2001 e 2002. O Mestre Ulisses Cangaia também criou o 1º Bloco de Capoeira do mundo ( BLOCO DO BERIMBAU EM 2002), em 1999 Fundou o Projeto KpoerÊ ( Capoeira Criança)  que atende 50 Crianças da comunidade ,

              Em 2008 realizou o 1° encontro de jovens capoeiristas do estado de Pernambuco, em 2009 realizou o 1° 24 horas de capoeira do estado de Pernambuco, em 2007 o 1° Festival de músicas de capoeira do estado de Pernambuco, lançou o 1° Documentário de capoeira de Pernambuco em 2009 inaugurou o ESTÚDIO BERIMBAU um sonho de muitos anos. 

CENTRO DE CAPOEIRA LUA DE SÃO JORGE
MESTRE JUAREZ E MESTRE ULISSES CANGAIA
Fundado em 01/09/1997 em Olinda Pernambuco
Rua Potiguar, 29–Cidade Tabajara -Olinda– Pernambuco- Brasil
 CEP 53360/250 - Fone: 55 (81) oi 87012413/ tim 97114431.

Nenhum comentário:

Segundo Tempo

Seguidores