Quem sou eu

Minha foto
Maceió, Alagoas, Brazil

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Roda de saberes: Entrevista com os Mestres de Capoeira alagoano

O Projeto Roda de Saberes, entra numa fase de Gestação onde serão desenvolvidas as entrevistas com os Mestres precursores de Capoeira em Maceió-AL. estás entrevistas estão projetada no próximo Semestre, registro documental, a partir de encontros que serão realizados com o Coordenador do projeto, atuando com uma pesquisa de campo sobre o impacto da artes da Capoeira nas vidas dos praticantes, como também fazer registro através de entrevistas para quantificar os Mestres de Capoeira.
Mestres entrevistados:


Mestre Jacaré

Lizanel Candido da Silva, conhecido na Capoeira como Mestre Jacaré, nasceu na Cidade de Palmeira dos Índios em 1948 e viveu muito tempo em são Paulo onde em 1970 iniciou na Capoeira Regional.

“A roda é igual à roda do mundo, na roda de capoeira você encontra tudo quanto é pessoa, tem pessoas que pensam de maneiras diferentes às vezes, mas no fim a roda de capoeira é isso”. Mestre Jacaré
  • Entrevista realizada no dia 24 de Fevereiro de 2010 as 13:50h no bairro do Prado, Maceió-AL
________________________________________________________________



Mestre Caveirinha:

José Wnilson Pessoa , conhecido como Mestre Caveirinha começou sua prática na Capoeiragem no ano de 1980, e tem a Capoeira como defesa pessoal, nem é angola nem é regional, iniciou com sua trajetória na Capoeira com Francisco lira, Mestre Lira, alem de treinar posteriormente com outros mestres.

“Um dia eu estava injuriado, eu brincava de correr queimado com os amigos e cuscuz de mundiça: é um jogo que tem que derrubar um palito que fica no meio, ai eu derrubei o palito, veio uns 20 para cima de mim e me deu uma pisa da peste, eu era menino na época, logo depois fui ao teatro e vi o mestre Lira fazendo uma apresentação de Maculelê , ai eu cheguei em casa chorando para fazer aquilo e hoje estou aqui”. Mestre Caveirinha.

  • Entrevista realizada no dia 15 de julho de 2009 as 15:15h na academia do Mestre Caveirinha, no bairro da Santa Lucia, Maceió-AL.
_______________________________________________________________
Mestre Claudio:

Severino Cláudio Figueiredo Leite conhecido como Mestre Claudio, 54 anos, e nasceu na cidade do rio de janeiro, veio para Maceió-AL por iniciativa de seu pai, em 1981 e resolveram ficar. Iniciou sua trajetória na capoeira com 12 anos de idade, seu primeiro mestre foi Mauro Perneta do Rio de Janeiro.

Sua Capoeira, iniciada no Rio de Janeiro, não tinha diferença de angola e regional. E hoje ele prática uma capoeira mista.

“Para mim a roda de capoeira é uma de brincadeira, é um momento de lazer é um momento de prazer é um momento de ludicidade de felicidade, alegria congraçamento entre pessoas um intercambia cultural social, que me faz bem e me dá prazer” Mestre Claudio.
  • Entrevista realizada na casa de mestre Claudio no dia 28 de julho de 2009 as 14:30h, em Maceió - AL.

____________________________________________





Mestre Ventania:

Fernando Antônio Menezes Tavares, conhecido como Mestre Ventania, iniciou a Capoeira na Bahia no ano de 1974.

Praticou Capoeira Angola algum tempo com o mestre João pequeno e outros mestres, porém o seu Mestre se chama, Medicina, seu grupo é de linha Regional com influencias da Capoeira Angola, como por exemplo a formação dos instrumentos.

“Ser capoeirista é uma forma de vida, é uma filosofia, o nome do nosso grupo é Raça, ai o pessoal perguntaram ao mestre porque raça? É raça por causa de cor? O mestre respondeu, não é que capoeirista é uma raça de pessoas diferente, e têm os mesmo gostos as mesmas atitudes diferente no modo de ver de cada um, mas sempre capoeirista o capoeirista é capoeira, pensando mais ou menos igual contando com suas diferenças” Mestre Ventania.


  • Entrevista realizada no dia 30 de julho de 2009. As 10h da manhã na casa de mestre ventania Grupo Raça, Maceió-AL. 
__________________________________________________________



Mestre Tunico

Antônio Pereira Lima, mas conhecido como Mestre Tunico, nasceu em 1956 em Santo Amaro da Purificação - Bahia.

"Quando eu era pequeninho quando eu tinha uns 10 anos eu assistia muito capoeira, mas eu assistia uma capoeira de rua, a capoeira foi criada na rua, quando o Mestre Nô abril a própria academia dele, ai quando ele abril a própria academia que foi no Parque Julho Cezar, ali deu a identificação da capoeira Angola do Mestre Nô. Mestre Tunico

  • Entreviste realizada no dia 13 de outubro de 2009 as 15:15h na casa do mestre Tunico, Maceió-AL.

4 comentários:

Denis Angola disse...

Esta fase do projeto esta em andamento. estamos agora na fase de contatos com ios mestres de capoeira para começarmos a fazer entrevistas. estas entrevistas serão para primeiramente mostrar como os mestres de Capoeira de alagoas estam desenvolvendo seus tranalhos, será um espaço onde o mestre de capoeira irá falar sobre suas experiencias. e suas imfluencias na sociadeda com a prática da capoeira.

Denivan Costa de Lima

Jean Carlos disse...

Parabens pelo Blog Denis!
Sempre Crescendo e Divulgando a Capoeira Alagoana.
Passando sempre seus saberes a todos.

Anônimo disse...

Salve Denivan!
Estamos na Luata por Politicas Públicas para Capoeira, está havendo uma confência nacional de cultura aonde podemos pedir mais investimentos para capoeira.
Quero lhe parabenizar pelo blog e que continue assim fomentando a capoeira e os capoeirstas de Alagoas.
Mestre Gavião

Anônimo disse...

Boa iniciativa denis, a capoeira precisa disso. Quanto aos textos sobre os mestres foi uma ótima idéia, tem capoeira que não conhece os mestres alagoanos.

abração!!!
Salve a Capoeira!!!!

Segundo Tempo

Seguidores