Quem sou eu

Minha foto
Maceió, Alagoas, Brazil

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

RODA DE SABERES: SERRA DA BARRIGA- UNIÃO DOS PALMERES - AL DIA 16 DE NOVEMBRO DE 2008

Capoeira e Ancestralidade
Como aponta Helio Campos (2001: 27) em seu livro, Capoeira na Escola, o ensinamento dos golpes e seqüências deverá ser acompanhado da transmissão de todos os elementos que envolvem a sua cultura, historia, origem e evolução. É com esta ótica que o projeto, ao analisar a Capoeira na dimensão Escolar e ainda enquanto uma prática Educacional voltada para as relações étnico-racial e cultural, entende que este projeto ao ser reaplicado noutro contexto, não pode perder de vista a historicidade sócio-cultural da região, acompanhado da transmissão de todos os elementos que a envolva.





Entrevista durante a subida a Serra da Barriga, com os alunos do projeto:
Potencial Capoeira

O projeto que começou em Março de 2007, inicialmente pela Secretaria de Educação Esporte do Estado – SEEE, teve seu termino no final de Novembro do mesmo ano, conseguindo dar continuidade sem nenhum recurso durante 01(um) ano, por iniciativa pessoal do Prof. de Capoeira Denivan Costa de Lima, alicerçado a permanência dos alunos que praticavam e ainda praticam a Capoeira até este momento. O projeto tinha como titulo Potencial Capoeira, e no final de 2007 foi contemplado com o financiamento Capoeira Viva, do Governo Federal, através do Minc, com o recurso, liberados um ano depois. Nesse meio tempo, o Prof° Denivan Costa de Lima, acreditando em sua arte, Passou no Vestibular para o Curso de licenciatura em Dança na Universidade Federal de Alagoas - UFAL, e atualmente com muita persistência e crença conseguiu Vincular o Projeto enquanto Extensão do Curso de Dança, que esta em execução na Escola Estadual Manuel Simplicio, ampliando o projeto mudando não apenas o nome de Potencial Capoeira para Roda de Saberes, mas ampliando a ação do projeto e o vinculando a um grupo de Pesquisa História e Memória da Dança em de Alagoas, por tanto não irá tingir só exercícios corporais, mas também fazer pesquisas Sobre a Capoeira no Estado.

Um comentário:

Unknown disse...

Vi tua participação no programada Terra e Mar, adorei, é de iniciativas assim e de pessoas com atitude como a sua que precisamos para o crescimento da dança e para divulgação e estudo da cultura rica que existe no nosso país.

Segundo Tempo

Seguidores